Uma seleção única de documentos excepcionais

Diferencie-se e invista em seu patrimônio cultural e financeiro a partir de R$ 300.

o que é biografia

O que é uma biografia ?

Biografia deriva de “bio” – vida e de “grafia” – escrita, num misto de literatura, jornalismo e história e na qual são relatados os principais marcos históricos da vida de alguém, dando ênfase aos principais acontecimentos. É um gênero de narrativa não ficcional, em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Mas, de modo geral, as biografias contam a vida de alguém. Conhecer a biografia de uma personalidade permite perceber um pouco melhor o tempo em que ela viveu e como alcançou o sucesso, ações que podem servir de exemplo ou até coisas que ela fez e que você jamais faria. Sabia que Einstein foi o pior aluno da turma ? Sabe o que faz Bill Gates nas suas horas vagas? O que fazia Santos Dumont, depressivo, no fim da vida ?

Biografia e documentos históricos

As próprias memórias da personalidade e relatos de pessoas próximas (amigos, colegas, esposo ou esposa, vizinhos) são utilizados para escrever as biografias. Este conteúdo, esta memória, muitas vezes é oral, mas pode ser também escrita. Estes documentos, privados ou públicos, estão disponibilizados por familiares, instituições, como museus ou fundações, ou por colecionadores particulares, amadores ou profissionais, e permitem ter uma luz importante sobre a vida destas personagens, cujas biografias estão sendo redigidas.

Desta forma, os acontecimentos são lembrados e explicados, basta o historiador ou o jornalista – ou simplesmente o apaixonado por História – ler e interpretar, dentro do contexto, para entender um pouco mais a vida da pessoa. Às vezes precisa-se de tradutores, ou mesmo de paleógrafos, quando a caligrafia é muito antiga, para explorar este material.

Porém, o resultado, a biografia, não precisa ser necessariamente escrita, pode ser em filme, teatro, site da internet ou qualquer outra forma, permitindo uma divulgação ao público.

Uma pessoa, mil biografias

Quantas vezes, ao procurar o que é biografia, deparou-se com diferentes biografias da mesma personalidade ? São centenas as biografias de John Kennedy, de Abraham Lincoln ou de Dom Pedro II. Mas qual é a mais verdadeira ? Qual é a mais fiel à realidade histórica ? Para escrever uma biografia da forma mais original possível o autor deve ser rigoroso e se basear em documentos históricos originais, raros, e aos quais poucos têm acesso.

Existem biografias oficiais e biografias não oficiais, às vezes um pouco polêmicas, explicando fatos constrangedores que a própria pessoa ou a família dela não queria divulgar. Um filho desconhecido, uma doença, uma relação amorosa escondida, um traço de personalidade menos « glorioso »… São vários os elementos que as biografias oficiais não relatam ou tentam minimizar. Ao final, para conhecer bem uma personalidade histórica, aconselha-se ler várias biografias, uma completando a outra, e formar sua própria opinião.

A autobiografia

Uma autobiografia é uma biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala. O autor relata a sua própria existência, com sentimentos íntimos e a própria visão do autor sobre sua existência ou um fato histórico em particular. Neste sentindo as biografias de Nelson Mandela, Bill Clinton ou Bill Gates são exemplos de biografias marcantes, extremamente interessantes, publicadas nos últimos anos. De fato, quando a pessoa não tem habilidade literária, utiliza-se de um profissional que junta notas e entrevistas para escrever a biografia em tom autobiográfico, de modo que a autoria passa a ser da pessoa biografada.

Porque escrevemos biografias ?

As biografias existem por vários motivos, como o desejo de deixar um testemunho para evitar o esquecimento, a vontade de acessar a posteridade por escrito, a necessidade de desabafar, para se libertar de um peso ou confessar. O desejo de ser analisado para se conhecer melhor, para estabelecer uma autoimagem, uma revisão de vida, questionar… pode ser um outro motivo. Às vezes a obrigação de justificar uma decisão histórica, controversa, pode motivar a redação de uma biografia. Enfim, a possibilidade de usar sua biografia para defender uma tese, um ponto de vista ou transmitir uma mensagem, às vezes à custa da equidade e da veracidade dos fatos, são motivos pelos quais grandes homens e mulheres escreveram sua autobiografia.

A biografia não é reservada a pessoas ilustres

Gostaria de escrever a sua biografia ? Você gostaria que um de seus pais ou avós escrevessem sua biografia ? Escrever sua biografia é um dom precioso para as gerações futuras. Podemos escrevê-la sozinhos, mas é um longo processo que não é adequado para todos. Por isso, é possível usar um « ghost writer » para escrever sua biografia. Existem escritores cuja profissão é de escrever a biografia de outras pessoas, anônimas ou ilustres.

a história da escrita
Escrito por

Mathias Meyer tem 41 anos, é colecionador e fundador da coleção Glórias, especialista em avaliação, compra e venda de documentos raros.