Uma seleção única de documentos excepcionais

Diferencie-se e invista em seu patrimônio cultural e financeiro a partir de R$ 300.

ler muito

Ler muito é uma das receitas das pessoas de sucesso

Quando foi a última vez que você leu um livro ou um artigo (jornal, revista, internet) ? Você costuma ler as últimas notícias do seu jornal local ? Se você não é uma das pessoas que costumam ler regularmente, este artigo pode mudar a sua opinião sobre os benefícios importantes da leitura.

Conhecimento, boa expressão oral e escrita são valorizados

Quanto mais você acumula conhecimento, mais você está preparado para enfrentar novos desafios, com informações útéis para você ou quem convive com você. Ou, simplesmente, você vai chamar atenção, estimular a curiosidade ou ensinar fatos interessantes para seus interlocutores.

Você vai também aprender palavras (conscientemente ou não) que vão se juntar ao seu vocabulário diário, falar com mais clareza e precisão, o que é uma grande vantagem no mundo do trabalho, qualquer que seja sua profissão, e na vida de forma geral.

Por fim, ler livros bem escritos tem um efeito significante em sua própria maneira de escrever : o estilo de cadência, a fluidez e a escrita das obras lidas influenciarão inevitavelmente sua escrita, da mesma forma que os pintores usam técnicas estabelecidas por seus mestres em seu campo.

De forma geral, ler aumenta sua autoestima, um fator essencial de sucesso

Ler pode ajudar sua carreira, porque é comprovado que as pessoas que sabem ler com fluidez, falar bem sobre uma variedade de assuntos, tendem a obter promoções mais rapidamente (e mais frequentemente) do que pessoas com vocabulário mais fraco e que têm falta de conhecimento em literatura, ciências e atualidades internacionais. Você precisa ser capaz de se comunicar bem com as pessoas que vão promover vocês.

Ler pode também ser uma grande vantagem para sua vida amorosa, fortalecendo-se como casal, com conversas novas todo dia ! E se as mulheres procuram voluntariamente por homens que têm humor, elas precisam também se admirar diante daqueles que tentam seduzí-las. E, para isso, nada como um homem culto, capaz de se interessar por muitos assuntos diferentes, um homem que lê, que segue as notícias, quem pode ensinar-lhes coisas…

Enfim, ler pode também – e talvez seja o mais importante ? – ajudar na educação dos seus filhos, que vão gostar de aprender com você e com os livros e se desenvolverão mais rapidamente. Se seu filho vê você lendo com frequência, livros de qualidade, espalhados na casa, então possuir, compartilhar e ler livros, revistas e jornais vai se tornar um hábito para ele.

A leitura ajuda a ficar saudável e estimula suas capacidades mentais

Estudos demonstraram que permanecer mentalmente estimulado pode retardar (ou prevenir) a doença de Alzheimer e a demência, pois manter seu cérebro ativo e engajado evita que ele perca o controle. O cérebro é como qualquer músculo em nosso corpo, este precisa de exercícios para se manter forte e saudável.

Com esse treinamento cerebral sua memória acaba beneficiada. De fato, quando você lê um livro, você deve se lembrar de uma variedade de personagens, suas origens, suas ambições, suas histórias, seus personagens e todos os eventos associados a eles, que participam das histórias. Surpreendentemente, os novos dados que você grava criam novas sinapses e tornam o existente mais forte, o que nos ajuda a lembrar da memória de curto prazo.

E a concentração ? No mundo louco da « Internet », a atenção é atraída para um milhão de estímulos diferentes ao mesmo tempo, que nos pressionam para sermos multitarefa ! Em 5 minutos, uma pessoa dividirá seu tempo entre uma tarefa do seu trabalho, seus e-mails, uma conversa com pessoas (via Hangout, skype, etc.), uma notificação do Twitter no smartphone, etc. Esse tipo de comportamento reduz a produtividade. Quando você lê um livro, toda a sua atenção está focada na história – o resto do mundo é reservado por um momento e você está totalmente imerso no enredo para assimilar todos os detalhes da história e deixar sua imaginação « viajar ». Tente ler por 15 a 20 minutos antes do seu trabalho (por exemplo, no seu trajeto, se você estiver usando transporte público), você pode se surpreender com o quanto sua concentração pode aumentar quando estiver no escritório…

Fonte : windtopik.fr

a leitura
Escrito por

Mathias Meyer tem 41 anos, é colecionador e fundador da coleção Glórias, especialista em avaliação, compra e venda de documentos raros.