Fotografia autografada por um dos primeiros símbolos da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos.

Fotografia, em preto e branco, mostrando Rosa Parks na sua chegada na delegacia em 1958. Assinatura com uma caneta preta, provavelmente durante comemorações nos anos 1990. 25.3 cm x 20.3 cm. Excelente estado.

Rosa Parks (1913 – 2005) era uma costureira, que se tornou o símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos. Em primeiro de dezembro de 1955, em Montgomery, Alabama, ela se recusou a deixar seu assento para um passageiro branco no ônibus. Levada para a delegacia, ela decide não pagar a multa.

Um jovem pastor negro, desconhecido, de 26 anos, Martin Luther King, organiza, então, uma campanha de protestação e de boycott contra a companhia de ônibus : a mobilização é um sucesso e dura 381 dias.

Em novembro de 1956, a Corte Suprema americana cancela as leis segregacionistas nos ônibus, por serem contra a Constituição ; em 1964, é votado o Civil Rights Act, lei que proíbe qualquer forma de discriminação nos lugares públicos ; em 2008, Barack Obama se torna o primeiro Presidente americano negro.

Por que esse documento é raro ?

Rosa Parks foi uma das figuras principais do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Discreta até o final da sua vida em 2005, existem poucos documentos autógrafos dela.