Sobre o mesmo assunto

Fotografia albuminada da avenida mais famosa do mundo, no final dos anos 1800, em Paris.

Fotografia original albuminada dos Campos Elísios, em francês « les Champs Elysées ». Final dos anos 1800, em Paris. Fotógrafo desconhecido. 16,5 cm x 10,7 cm. Bom estado, umas manchas normais considerando os mais de 100 anos de idade do documento. R$ 900.

A Avenue des Champs Élysées – a Avenida dos Campos Elísios – é a mais famosa avenida de Paris e, talvez, do mundo. Em termo de prestígio, compete apenas com a Quinta Avenida em Nova-Iorque ou a Avenida Copacabana no Rio de Janeiro. Com 1,9 km de comprimento, ela começa na praça de la Concorde, perto do Louvre, e sobe até a praça Charles de Gaulle, onde fica o Arco do Triunfo. Imaginada pelo arquiteto Le Nôtre a partir de 1667, a avenida é um dos principais pontos turísticos da capital francesa.

As provas de albumina possibilitavam maior contraste e imagens mais detalhadas do que no papel salgado (processo fotográfico anterior). Foi o processo mais comum no mundo até 1880, diminuindo gradativamente até 1895.

Por que esse documento é raro ?

Com um dos lugares mais emblemáticos de Paris, essa fotografia é um exemplar muito bem conservado do final de século XIX.

♦ R$ 900 ♦