Pular para as informações do produto
1 de 7

Com certificado de autenticidade e garantia

Documentos assinados por de Jean-Michel Cousteau (1972)

Documentos assinados por de Jean-Michel Cousteau (1972)

Preço normal R$ 1.500,00 BRL
Preço normal Preço promocional R$ 1.500,00 BRL
Promoção Tem novo guardião

O ativista oceanografista Jean-Michel Cousteau negocia as condições para um projeto de Museu Do Mar na França, em 1972.

1. 27 de abril 1972. Carta da Living Sea Corporation para Louis Merlin sobre o projeto de Museu Do Mar na França. Uma página datilografada em francês, com a assinatura de Jean-Michel Cousteau, filho do Comandante Jacques-Yves Cousteau. 21 cm x 29,7 cm. Ótimo estado, exceto o canto inferior esquerdo manchado. Peça única.

Extratos

(...) Dado o mercado europeu, a localização do seu projeto e de muitas outras considerações, baseadas na minha experiência pessoal das atrações públicas europeias e americanas, eu confirmo que acredito ser uma boa ideia fazer de Bonheurville uma parque de atrações com diferentes temas, provavelmente três, um deles sendo sobre a temática do mar. 

(...) Portanto, caso esse parque fosse chamado com o nome do meu pai (falei com ele, ele concorda), gostaríamos de ter controle sobre a qualidade da temática sobre o mar.

(...) Em anexo, você encontra os primeiros resultados do evento “Jacques Cousteau´s Living Sea”, que ocorreu a bordo do navio de cruzeiro Queen Mary.

2. 29 de agosto de 1972. Outra carta da Living Sea Corporation para Louis Merlin sobre esse mesmo projeto de Museu Do Mar na França. Duas páginas datilografadas em francês. 21 cm x 29,7 cm. Ótimo estado. Assinatura do representante de Jean-Michel Cousteau. Peça única.

Extrato

(...) do dia 11 de dezembro de 1971 até o dia 31 de júlio de 1972, foram registradas 932.984 entradas gerando uma receita de 2.397.684 dólares.

Anexados, uma planilha em inglês apresentando as entradas e receitas correspondentes da atração "Jacques Cousteau´s Living Sea" a bordo do famoso cruzeiro Queen Mary em Long Beach, Califórnia, e um artigo de jornal em francês, do  14 de novembro de 1971, com o titulo "le commandant Cousteau partisan d´un musée de la mer sur un terrain à vague", em estado médio, papel amarelado, rasgado e alguns rascunhos.

Tanto Jean-Michel Cousteau (nascido em 1938) como seu famoso pai, Jacques-Yves Cousteau (1910 - 1997), são duas personalidades excepcionais na história da descoberta dos oceanos. Eles também foram ecologistas pioneiros na conscientização das pessoas e, especialmente, das crianças e adolescentes, sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Os livros e filmes produzidos pelos Cousteau fascinaram muitas gerações no mundo inteiro.

Jean-Michel Cousteau criou em 1999 a Ocean Futures Society

Nossa missão é explorar nosso oceano global, inspirando e educando pessoas
No mundo inteiro para agir de forma responsável pela sua proteção, documentando
A conexão crítica entre a humanidade e a natureza, e comemorando a
A importância vital do oceano para a sobrevivência de toda a vida em nosso planeta.

Nascido em Toulon (Sul da França), ele também passou 20 meses, de 1981 a 1983, com seu pai e sua família na Amazônia. Na época, a região amazônica de Manaus contava com muito poucos habitantes. Em 2006, o ambientalista voltou à região e a achou com 2 milhões de habitantes, afetando o rio Negro e o rio Amazonas.

Quando se olha o Amazonas, que eu chamo de raiz do oceano, vemos que esses rios estão distribuídos em nove países diferentes.

Resumindo, para Jean-Michel Cousteau, é urgente aprender a gerenciar esses recursos do mesmo modo que se gerencia uma empresa, usufruir dos lucros sem gastar os recursos.

Se você gasta mais que a receita, vai à falência. Neste ponto nos encontramos atualmente. Ninguém quer chegar lá. O Amazonas é um tesouro que vocês têm no país de vocês.

Esse conjunto de documentos é interessante, também, por mostrar o desenvolvimento de um projeto de grande porte, inclusive a parte de negociação. Aqui se entende que o nome de Cousteau, uma marca prestigiosa com direitos de uso restritos, não pode ser usado de qualquer forma.

Ver informações completas

Formulário de contato