Sobre o mesmo assunto

Um admirador pede um autógrafo para o ex-presidente e recebe uma resposta surpreendente !

Carta manuscrita de Jânio Quadros para o Senhor Peter. Uma página. Em inglês. 13,8 cm x 17,4 cm. Provavelmente Brasil, 18 de novembro de 1978. Bom estado. R$ 950.

Caro Senhor Peter, 

Não sou tão importante para mandar fotografias, sem falar que eu sou um dos homens mais feios do mundo… 

De qualquer forma, sua carta me deixou muito feliz, felicidades para você e sua família, 

J. Quadros

18 de novembro de 1978

Jânio Quadros (1917 – 1992) foi o primeiro presidente a tomar posse na nova capital, Brasília. Governou o Brasil durante apenas 7 meses antes de renunciar em 1961, um dos fatos mais inusitados da história do país.  Seu vice, João Goulart, assumiu o poder, o que reforçou a resistência das elites conservadoras e militares, e que, no fim, abriu caminho para o golpe militar de 1964.

Jânio foi um líder carismático que tinha o objetivo de acabar com a corrupção e, por isso, conquistou grande parte do público. Para o historiador Newton Itokazu, da USP (Universidade de São Paulo), « Jânio teve uma carreira política meteórica e era um grande articulador ». Segundo ele, « para se aproximar dos eleitores, Jânio simulava caspa no terno e comia sanduíches de mortadela durante os comícios ». Para Itokazu, « uma das características mais dissonantes era a formalidade que Jânio usava ao falar ».

Por que esse documento é raro ?

O tom engraçado, típico do ex-presidente que teve um papel importante na história contemporânea do Brasil, faz dessa carta uma raridade especial.

♦ R$ 950 ♦