Sobre o mesmo assunto

Para o fundador do Espiritismo, as pessoas que atuam nas mesas são mais raras que as que escrevem diretamente.

Carta manuscrita de Allan Kardec para um destinatário desconhecido. Uma página. Em francês. 13.3 cm x 20.7 cm. Paris, 11 de maio de 1860. Excelente estado. R$ 7.500.

Paris, 11 de maio de 1860

Senhor,

Não podendo dar-lhe uma resposta por escrito tão explícita e detalhada quanto o pedido de sua carta, ficarei satisfeito em lhe dar verbalmente todas as explicações que desejar, se você se esforçar para vir e me ver.

Só vou dizer-lhe, entretanto, que, de acordo com a sua carta, parece-me que não o faz adequadamente para obter um resultado, porque as pessoas que atuam nas mesas são mais raras que as que escrevem diretamente.

Estou sempre em casa às segundas, quartas e sextas-feiras, das 3 às 5 horas da tarde, exceto feriados.

Tenho a honra de cumprimentá-lo,

Allan Kardec.

59 rue et passage Saint Anne

Léon Rivail (1804 – 1869) descobriu as sessões de mesa girantes em 1855 e integrou os círculos espíritas, tornando-se rapidamente um dos membros mais eminentes. Ele então tomou o nome de Allan Kardec, nome que ele usava em uma de suas vidas anteriores como druida. Publicou sob este pseudônimo os cinco livros fundamentais do espiritismo, incluindo o Livro dos Espíritos (1857) e o Livro dos Médias (1861). O espiritismo cresceu rapidamente até constituir um verdadeiro movimento social e filosófico com muitos adeptos, sob o Segundo Império na França e ainda hoje na América Latina, especialmente no Brasil.

O túmulo de Kardec no cemitério Père-Lachaise continua um dos mais floridos e mais visitados do cemitério e um lugar de meditação. Muitas personalidades foram seduzidas pelo espiritismo – como Victor Hugo, Arthur Conan Doyle ou Chico Xavier – convencidas de que o espiritismo poderia fornecer a prova científica da vida após a morte.

Até os dias de hoje, Allan Kardec é um dos autores franceses mais lidos no Brasil, com mais de trinta milhões de livros vendidos. Mais de seis milhões de brasileiros se declararam espíritas e implementaram a doutrina de Kardec em milhares de centros espíritas. As principais cidades brasileiras têm uma rua Allan Kardec e muitas vezes várias, como São Paulo, que tem seis, bem como uma faculdade Allan Kardec. Várias escolas primárias brasileiras também têm o nome do fundador da doutrina espírita. Os deputados brasileiros dedicaram reuniões da Assembléia Nacional a Allan Kardec e seu trabalho.

Por que esse documento é raro ?

Cartas manuscritas de Kardec são muito raras e, mais ainda, procuradas. Essa é particularmente valiosa pelo autor falar da sua principal autoridade, o Espiritismo, com essa frase singular : « as pessoas que atuam nas mesas são mais raras que as que escrevem diretamente ». Além disso, foi escrita em 1860, nos anos em que escreveu seus principais livros. Enfim, a carta foi escrita na sua residência mais famosa, em Paris, 59 rue Saint Anne e chegou até nós em perfeito estado.

♦ R$ 7.500 ♦