Avaliação, Compra e Venda de Documentos Raros

Autógrafos, Bilhetes, Cartas, Cartões de visita, Dedicatórias, Catálogos, Desenhos, Fotografias, Manuscritos, Partituras, Telegramas, Etc

 

carta antiga machado de assis

Restauração de uma carta antiga de Machado De Assis

A equipe da coleção Glorias avalia, compra e vende documentos históricos do mundo inteiro. Este acervo excepcional é um patrimônio que vocês, clientes, novos proprietários, devem proteger. É muito importante manter seus documentos em um local protegido, com condições de luz, umidade e temperatura adequadas. Os documentos devem também ser protegidos dos riscos de incêndio, estragos devidos a água e furto. Existem materiais e procedimentos preventivos para garantir a boa conservação do seu acervo.

Um carta antiga de Machado De Assis, da coleção Glórias, restaurada por um jovem profissional

Heuvath Alquimim, que realizou o procedimento de restauração, explica

No documento histórico em questão, foram diagnosticados rasgos, lacunas e fragilidade em diversos pontos do suporte, causados por fatores intrínsecos – ligados diretamente aos elementos que constituem o papel, sua composição, tipo de fibra, resíduos químicos e partículas metálicas – e extrínsecas ao seu material de construção – associados diretamente a agentes físicos e biológicos: manuseio e acondicionamento inadequado, radiação ultravioleta, umidade, poluentes atmosféricos, entre outros.

Tendo em vista os danos identificados, o processo de tratamento adotado para este documento respeita os padrões de conservação. A higienização mecânica foi realizada com uma trincha macia; para os enxertos (complementação de áreas faltantes) e remendos (estabilização e reconstituição de rasgos) foram utilizados papéis especiais e adesivos próprios à restauração. O acondicionamento final foi executado em pasta de papel permanente, estável, com o objetivo de retardar os processos de degradação do papel de suporte do documento.

Tais procedimentos possibilitarão maior estabilidade e longevidade ao documento, uma vez tratado e em condições ideais de guarda.

Gostaríamos de agradecer e recomendar Heuvath Alquimim por seu trabalho de grande qualidade, e Camila Nascimento, autora das fotografias que ilustram esse artigo.

Graduando em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais, Heuvath integra como estagiário a equipe do Museu Vivo Memória Gráfica e Laboratório de História do Livro, projetos desenvolvidos no Centro Cultural da UFMG em Belo Horizonte – MG. Atualmente, vem, também, prestando serviços de assistente de restauração no projeto Memória do Pão de Santo Antônio, em Diamantina – MG.

Telefone: +55 31 97363-7957. Email: heuvath.alquimim@gmail.com

a conservação de obras
Escrito por

Mathias Meyer tem 41 anos, é colecionador e fundador da coleção Glórias, especialista em avaliação, compra e venda de documentos raros.