Avaliação, Compra e Venda de Documentos Raros

Autógrafos, Bilhetes, Cartas, Cartões de visita, Dedicatórias, Catálogos, Desenhos, Fotografias, Manuscritos, Partituras, Telegramas, Etc

 

reliquias

Loucos por Trato Feito e Caçadores de Relíquias !

Os Caçadores de Relíquias procuram tesouros nas estradas 

O reality show segue caçadores de relíquias, de antiguidades, e os colecionadores Mike Wolfe e Frank Fritz, que viajam ao redor dos Estados Unidos e compram vários itens, seja para revenda para os clientes, ou ocasionalmente para suas próprias coleções pessoais.

Danielle Colby dirige o escritório de negócios da Wolfe, Antique Archeology, a partir de sua sede em Le Claire, Iowa. Mais recentemente em um segundo local, em Nashville, Tennessee, enquanto Fritz vende suas aquisições em sua loja (e em seu próprio site). Os dois homens pegam a estrada depois de uma chamada ou de alguma indicação, parando em lugares que poderiam conter itens que valem a pena comprar. Às vezes voltam mais de uma vez ao mesmo lugar.

« Somos caçadores. Nós viajamos pelas estradas secundárias da América querendo comprar ouro enferrujado. Estamos à procura de coisas incríveis enterradas em garagens e galpões das pessoas. O que a maioria das pessoas vê como lixo, vemos como cifrões. Nós vamos comprar qualquer coisa que pensamos que podemos fazer um dinheirinho depois. Cada item que escolhemos tem uma história própria. E as pessoas que encontramos? Bem, eles são uma raça própria ! »

Wolfe e Fritz exploram casas, celeiros, galpões, dependências e outros lugares onde existem armazenadas antiguidades e colecionáveis. Encontram colecionadores casuais, açambarcadores e, ocasionalmente, pessoas que herdaram coleções enormes do que aparentemente seria considerado lixo. Wolfe tem um interesse particular em motos e bicicletas antigas, enquanto Fritz tem uma predileção por brinquedos antigos. Eles compraram, por exemplo, anúncios antigos e letreiros comerciais, cartazes de cinema, uma bomba de gasolina de 15 litros visivelmente rara e um Ape Piaggio que um de seus amigos disse-lhes ser, provavelmente, o único de seu tipo na América do Norte. Enfim, verdadeiras raridades.

As surpresas do Trato feito e da família Harrison

Trato feito é um reality show americano, filmado em Las Vegas, Estados Unidos, onde são narradas as atividades diárias da mundialmente famosa Gold & Silver Pawn Shop, uma empresa familiar que funciona 24 horas, inaugurada em 1989 e operada pelo patriarca Richard « Old Man » Harrison e seu filho Rick Harrison. A série, que se tornou uma da mais seguidas da televisão a cabo, começou em 2009. Ela descreve as interações dos funcionários com os clientes, que trazem uma variedade de artefatos para vender ou penhorar, as discussões sobre o preço e os antecedentes históricos de cada peça. Apesar de joias serem o item mais comumente penhorado na Gold & Silver Pawn Shop, a maioria dos clientes que aparecem nos episódios trazem uma variedade de itens vintage ou antigos para a loja, que tem 12 mil itens em seu inventário.

Cada episódio consiste em segmentos dedicados a cerca de cinco ou seis desses itens, no qual um dos membros da equipe, geralmente Rick Harrison, seu filho Corey ou Harrison pai Richard (conhecido como o « homem velho »), explica a história por trás do objeto. Quando o comprador é incapaz de avaliar um objeto, eles consultam um especialista experiente, que pode avaliá-lo para determinar seu valor, autenticidade e potencial e, no caso de itens que necessitam de reparo, o custo de restauração ou preparação do item para venda. Quem está avaliando o objeto fala sobre o valor potencial com o cliente, incluindo o parecer do perito, quando é dado, muitas vezes intercalando com uma entrevista na qual ele explica a base de sua decisão para o telespectador. Um gráfico de preço no canto inferior da tela fornece constantemente a mudança em dólar da negociação do preço do item. Rick compra itens que necessitam de restauração antes de determinar os custos da restauração, assumindo, assim, um risco maior.

O que torna os programas Trato Feito e Caçadores de Relíquias tão viciantes ?

Acho que a resposta está resumida nas linhas da abertura do reality show : « Você nunca sabe o que vai entrar por aquela porta. » Isto se refere aos itens trazidos para a loja, é claro, mas também pode se referir ao tipo de comédia familiar, como elementos do enredo são tecidos através de cada episódio. Você nunca sabe o que pode acontecer, coisas patéticas ou você pode ver um velho brinquedo favorito de sua infância ou algo assim. Seja nos Estados Unidos, na Europa ou no Brasil, existem ainda milhares de objetos e documentos históricos ou raros, muito valiosos, a serem descobertos, restaurados e adquiridos por coleções privadas ou públicas.

Há também a história através dos objetos. No Trato Feito, vários especialistas locais e nacionais, em uma variedade de campos, aparecem regularmente para avaliar os itens a serem vendidos ou penhorados quando a família Harrison tem – apesar da sua experiência e cultura – algumas dúvidas. Várias personalidades elogiaram a série por seu elenco e o valor educativo dos itens examinados, chamando-a de « viciante ».

Enfim, é muito interessante a negociação entre os vendedores e os possíveis compradores, as pessoas do Trato Feito e dos Caçadores de Relíquias. Os clientes saem com dinheiro na mão, sem grande burocracia, por isso em suas mentes eles estão em melhor situação do que quando entraram pela porta da frente. Venda no eBay, através de leilões ou outro método pode atrasar a venda indefinidamente, se não há compradores. Além disso, Ebay ou outros sites são praticamente automáticos, é difícil negociar e são inúmeros os problemas com pagamento ou envio do produto. Atuar diretamente com o comprador por e-mail, telefone ou mesmo ao vivo apressa e assegura o processo, especialmente se você quiser confiabilidade, profissionalismo e uma boa experiência de uma equipe de especialistas como do www.glorias.com.br.

o mundo das antiguidades
Escrito por

Mathias Meyer tem 41 anos, é colecionador e fundador da coleção Glórias, especialista em avaliação, compra e venda de documentos raros.