Avaliação, Compra e Venda de Documentos Raros

Autógrafos, Bilhetes, Cartas, Cartões de visita, Dedicatórias, Catálogos, Desenhos, Fotografias, Manuscritos, Partituras, Telegramas, Etc

 

a arte de pendurar quadros

A arte de pendurar quadros

Antes de pendurar quadros, considere o contexto

Qualquer processo de suspensão deve começar com um olhar considerando onde as obras ou documentos raros serão exibidos. É um espaço doméstico, uma área de negócios ou um local institucional ? Qual é o contexto social, político, arquitetônico ? Quais são todos os outros elementos presentes (objetos, móveis, etc.) no espaço onde as obras são exibidas ? A presença de janelas e de portas, a altura do teto, a qualidade do chão, as fiações elétricas e interruptores, tudo tem impacto na forma como o espectador vai interagir com os quadros.

É importante evitar locais que possam causar danos ! Pode ser tentador colocar seu quadro favorito acima da lareira, mas com o passar do tempo, a tela pode derreter ou ser danificada. Um fenômeno que também pode afetar obras ou documentos raros pendurados acima de um aquecedor. Cuidado também com a luz solar direta, nunca pendure um texto, um desenho ou uma aquarela frágeis ou desprotegidos perto de uma janela.

Se você ainda insistir em pendurar uma obra-prima ou seu documento autógrafo favorito acima de sua lareira, um emolduramento inteligente pode ajudar a evitar danos causados ​​pela exposição ao calor e à luz. Hoje em dia esmaltes especiais podem ser aplicados ao vidro, para impedir que a luz UV cause problemas. Da mesma forma, selos podem ser aplicados aos quadros para criar ambientes artificiais, protegendo obras de arte ou documentos raros da umidade ou de oscilações de temperatura.

A boa altura

Tipicamente, os quadros devem ser pendurados a 1.55 metros, assim o meio da imagem ou o documento ficam na altura de uma pessoa de altura média. Essa é a altura usada pelos museus e para as exposições. Como exceção, obras de arte muito grandes tendem a ser penduradas um pouco mais altas, porque as pessoas ficam mais longe para terem uma visão completa da obra. Naturalmente, a altura em que você pendurar um trabalho em casa vai depender de outros fatores, incluindo o mobiliário e a altura do teto.

Qual deve ser o espaço entre cada quadro ? O espaço certo depende do caminho visual criado por cada espectador quando anda de um quadro para outro, quando seus olhos se deslocam de um elemento para outro. Estes espaços são, naturalmente, fortemente influenciados pelo contexto.

Preste atenção às fixações

Ao pendurar um quadro, sempre recomendamos usar fixações duplas em ambos os lados do trabalho ao invés de uma única fixação central. Isso impedirá que o trabalho fique pendurado para frente ou se mova. Se você não é experiente, erre por cautela e use uma fixação ligeiramente maior do que você acha que é necessário. É também importante verificar se há fios de eletricidade e tubos de água. Em casas modernas, estes tendem a ser canalizados em torno das bordas das paredes, mas em casas mais velhas este não é sempre o caso, por isso certifique-se que o seu parafuso não fure um tubo de água.

Cuidado também ao pendurar uma obra de arte ou um documento raro, seus olhos podem brincar com você. Sempre use uma fita métrica e um nível, para ter certeza de que as obras estão penduradas em linha reta!

Misturar os estilos e os períodos

Se você tiver a sorte de ter uma coleção expansiva – ou está pensando em sua próxima aquisição – a questão da organização das paredes pode se tornar um empreendimento mais sério. Os colecionadores não devem ter medo de misturar períodos ou gêneros. Por exemplo, você pode misturar uma pequena fotografia do avião de Santos Dumont com um grande desenho de Miles Davis. Os contrastes são ótimos. O importante é criar um diálogo entre os quadros, ter uma temática compartilhada que facilite a leitura, que conte uma história.

Mas não se preocupe muito

Embora essas medidas práticas possam ajudar a prolongar a vida de uma obra de arte ou de um documento raro exposto na parede, quando se trata de pendurar, não há certo ou errado. Sua coleção deve ser organizada da maneira que agrada a você. Se a imagem ou o texto são bons o suficiente, não importa onde você irá pendurá-los, eles vão impressionar e emocionar de qualquer maneira.

Eu tenho quadros em todo o meu apartamento, em pequenas e grandes paredes, em cada ambiente, até mesmo alguns sobre estantes… e no banheiro !

Fonte : Christies « how to hang artworks ».

dicas de decoração
Escrito por

Mathias Meyer tem 41 anos, é colecionador e fundador da coleção Glórias, especialista em avaliação, compra e venda de documentos raros.