Na sequência, alguns livros para quem coleciona documentos raros ou quem simplesmente quer enriquecer seus conhecimentos em História – brasileira e mundial – de uma forma original. Caso você tenha interesse, disponibilizamos algumas destas publicações : por favor entrar em contato.

CINQ SIECLES SUR PAPIER, de Pedro Corrêa do Lago | Em francês ou em inglês com o título « True to the Letter ». 2004. 287 páginas. Éditions de La Martinière.

Minha bíblia, o livro de referência para os colecionadores de documentos raros e históricos. Em « Cinco séculos no papel », Pedro Corrêa do Lago apresenta sua coleção de cartas, manuscritos, desenhos, autógrafos, fotografias assinadas, etc… Os documentos apresentados neste livro revelam muitos episódios desconhecidos da vida dos maiores personagens dos últimos cinco séculos. São 400 peças excepcionais, descritas, uma por uma, de forma simples, com muitos detalhes desconhecidos e surpreendentes. O melhor livro de história que eu já li. Pedro Corrêa do Lago nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. Vindo de uma família de diplomatas, ele formou em economia. Amador apaixonado, ele formou, a partir de 1970, uma das melhores coleções de autógrafos e manuscritos do mundo. Em 2003 foi nomeado presidente da Biblioteca Nacional do Brasil.

♦♦♦

DOCUMENTOS AUTÓGRAFOS BRASILEIROS, de Pedro Corrêa do Lago | Em português. 1997. 191 páginas. Edição Salamandra.

Esse livro, o único de genro em português, é uma seleção de 200 autógrafos da coleção de Pedro Corrêa do Lago, todos relacionados com a história do Brasil. O famoso colecionador descreve cada documento, desde os reis de Portugal até os governantes mais recentes, escritores, artistas, atletas, visitantes ilustres: uma viagem muito interessante na História e na cultura do Brasil.

♦♦♦

LETTRES ET MANUSCRITS, petits et grands secrets | Em francês. 2010. 303 páginas. Éditions Flammarion.

Este livro apresenta mais de 150 documentos assinados por nomes famosos da história, ciência, literatura, artes ou música. O livro convida a uma aventura na privacidade dos grandes homens da Guerra dos Cem Anos até os dias atuais. Este tesouro foi descoberto e recolhido pelas equipes do Museu de Cartas e Manuscritos (MLM) de Paris que viajam pelo mundo em busca de originais perdidos ou esquecidos.

♦♦♦

LES AUTOGRAPHES, de Alain Nicolas | Em francês. 1988. 372 páginas. Éditions Maisonneuve & Larose.

Este manual muito prático foi escrito pelo grande livreiro parisiense Alain Nicolas, assistido por uma equipe de especialistas. O livro explica porque colecionar documentos raros é uma paixão útil para o conhecimento e a pesquisa, porque é um ótimo investimento, como formar uma coleção e como conservar seu acervo. Aprendemos também a reconhecer a assinatura de personalidades famosas e a detectar documentos falsos. Uma referência.

♦♦♦

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO ILUSTRADO DE PERSONALIDADES DA HISTÓRIA DO BRASIL, de George Ermakoff Em português. 2012. 1349 páginas. G. Ermakoff Casa Editorial.

O presente volume traz cerca de três mil verbetes biográficos de personalidades brasileiras, do descobrimento até os dias atuais. Notabilizaram-se em áreas como literatura, jornalismo, direito, medicina, engenharia e arquitetura, geografia, história, política, fotografia, cinema, teatro, música, ciências, etc. Um livro indispensável para todo colecionador apaixonado pela cultura brasileira.

♦♦♦

BRASILIANA ITAÚ, de Pedro Corrêa Do Lago Em português. 2009. 707 páginas. Editora Capivara.

Coleção formada por Olavo Setubal, responsável pelo crescimento e expansão do banco Itaú, a Brasiliana Itaú é sem dúvida o mais amplo e significativo acervo de memória histórica e visual brasileira formado no país nas últimas décadas. Contém mais de 5000 peças iconográficas e milhares de livros, documentos e mapas que retratam e revelam o Brasil e sua cultura. Uma viagem no tempo para todos os curiosos.

 ♦♦♦

CATÁLOGO DE ASSINATURAS DO BRASIL, de Peter Meyer Em português. 2013. 136 páginas. Editora RHM.

A filatelia não se resume a reunir selos isolados. Não podemos esquecer que os selos conduziam uma mensagem e que em alguns casos os remetentes ou os destinatários eram pessoas importantes. Pela primeira vez no Brasil, um especialista em filatelia apresenta um catálogo de assinaturas com as cotações atualizadas do mercado de cartas e documentos assinados por grandes personalidades brasileiras.

 ♦♦♦

UMA HISTÓRIA DO BRASIL EM MANUSCRITOS, de José Augusto Bezerra Em português e inglês. 2012. 240 páginas. Instituto do Ceará.

José Agusto Bezerra, bibliófilo brasileiro renomado, colecionou e preservou a vida inteira documentos excepcionais sobre a História e a cultura do Brasil. Neste livro muito bonito, em 50 capítulos entre 1500 e 1889, ele apresenta seu acervo cujos documentos eram quase todos desconhecidos. Um trabalho valioso para os curiosos e colecionadores.

  ♦♦♦

O SÉCULO XIX NOS DOCUMENTOS LATINO AMERICANOS, de Pedro Corrêa do Lago Em português e espanhol. 2003. 252 páginas. Editora Capivara.

Pedro Corrêa do Lago, Presidente da Biblioteca Nacional e grande colecionador, apresenta para o público 130 documentos históricos importantes da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do Equador, do Haiti, do México, do Paraguai, do Peru, do Uruguai e da Venezuela. Mais um excelente livro desse autor, referência mundial, para os amadores de História ou os colecionadores querendo diversificar seus acervos.

   ♦♦♦

A revista PLUME, do antigo Musée des Lettres et Manuscrits, em Paris Em francês, quatro números por ano. 96 páginas. 

Criada em 1994 e então referência até 2015 para os colecionadores de documentos autógrafos franceses, a revista Plume era uma publicação trimestral luxuosa que interessava todos os amadores de História, de literatura, de artes, de música, de ciências, etc. Com esta revista, você viajava no tempo e aprofundar seu conhecimento, ou descobrir, inúmeras grandes personalidades históricas, acervos privados e públicos, colecionadores lendários, museus, bibliotecas, exposições, feiras, conferencias, etc.

   ♦♦♦

CARTAS EXTRAORDINÁRIAS, de Shaun Usher Em português, traduzido do inglês. 2014. 367 páginas. Editora Companhia Das Letras.

Shaun Usher é um especialista americano, criador do site www.lettersofnote.com. Ele garimpou correspondências históricas e anônimas e selecionou 125 cartas fascinantes, com transcrições e explicações históricas muito interessantes: Albert Einstein, Amelia Earhart, Anaïs Nin, Charles Darwin, Charles Dickens, Charles M. Schultz, a rainha Elizabeth II, Elvis Presley, Emily Dickinson, Fidel Castro, Fiódor Dostoiévski, Groucho Marx, Iggy Pop, John F. Kennedy, Katharine Hepburn, Leonardo da Vinci, Louis Armstrong, Mark Twain, Mick Jagger, Oscar Wilde, Roald Dahl, Steve Martin, Virginia Woolf, Zelda Fitzgerald e muitos outros. Duas Um ótimo livro apesar da seleção ser muito « norte americana » e com poucas imagens das cartas originais.

   ♦♦♦

CARTAS DA HUMANIDADE, de Márcio Borges Em português. 2014. 468 páginas. Editora Geração.

Em caracteres cuneiformes, pergaminhos, papéis diversos, e-mails, dos mais remotos desertos antigos às mais povoadas metrópoles contemporâneas, a humanidade vem trocando cartas e deixando suas mensagens, sem saber se durarão ou não, com os recursos disponíveis. Este livro é uma compilação impressionante desses documentos. Passando por religiões, artes, ciências, romances célebres, declarações de grandes reis, estadistas e presidentes, conflitos, intrigas palacianas, prenúncios de golpes de estado e guerras, frases preconceituosas e outras tantas curiosidades, o livro vai de Zaratustra, em documento do livro sagrado do Zoroatrismo de 6000 A.C, até uma Carta Aberta ao Povo de Illinois, escrita por Barack Obama em 2008, passando por documentos de grandes nomes como Einstein, Orson Welles, Marilyn Monroe, Che Guevara, Lenin, Fernando Pessoa, Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.

♦♦♦

BRASILIANA IHGB, 175 anos, de Pedro Corrêa Do Lago Em português. 2014. 719 páginas. Editora Capivara.

Em mais de 700 páginas e 2.300 imagens, este livro celebra os 175 anos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), entidade detentora de um dos mais ricos, variados – e inexplorados – acervos de nosso país. Na continuidade da Brasiliana ITAU, também organizada por ele, Pedro Correa do Lago selecionou muitas das peças mais representativas da imensa coleção cuidadosamente preservada pelo IHGB e as dividiu em dez categorias, para servir de roteiro para a descoberta do acervo e de guia para a consulta à coleção. O leitor descobrirá centenas de peças inéditas a surpreendentes, entre elas muitos documentos raros, que se procurou descrever de forma sucinta para compor um retrato abrangente de um dos mais preciosos patrimônios da Nação. Uma livro que todo historiador – ou amador de História – deve ter na sua biblioteca.