A autenticidade dos documentos é essencial pelo prazer e pelo investimento do colecionador. No caso da coleção Glórias, são avaliados alguns critérios precisos, com muita atenção, para validar a autenticidade de cada item apresentado.

Como é avaliada a autenticidade de cada documento?

Uma proveniência segura.

Todas as pessoas das quais adquirimos as peças são amadores ou profissionais conhecidos e reconhecidos há muito tempo no mercado, com reputação impecável. Herdeiros, amigos ou colegas de personalidades importantes, eventualmente, oferecem documentos interessantes, cuja origem é facilmente verificada. Em alguns casos, documentos desta coleção são solicitados diretamente ao próprio autor, a melhor garantia de autenticidade.

Informações precisas e coerentes.

Antes de adquirir um item, recolhemos do vendedor o máximo de informações sobre a origem do documento. De fato, a probabilidade de autenticidade aumenta com a quantidade, a precisão e a coerência das informações coletadas sobre o autor ou o destinatário, os materiais utilizados (papel, tinta, etc.), a coerência entre a data e o tema tratado, a caligrafia e a assinatura, o estilo retórico, etc. São vários elementos técnicos que permitem ao especialista avaliar e confirmar, ou não, a autenticidade de um documento.

Existem também bases de dados profissionais, livros e outros profissionais ou amadores, que podem auxiliar nas avaliações. De forma geral, um documento complexo – por exemplo, uma carta de várias páginas, com uma caligrafia antiga e alguns desenhos – é mais difícil de copiar do que uma simples assinatura.

Quais são as garantias oferecidas?

Todos os documentos da coleção Glórias são certificados 100% autênticos. É responsabilidade do proprietário a manutenção dos documentos em um local protegido, com condições de luz, umidade e temperatura adequadas. Os documentos devem também ser protegidos dos riscos de furto, incêndio ou estragos devido à água. Consulte nosso guia completo sobre esse assunto, para entender como conservar perfeitamente seu investimento e patrimônio.