Sobre o mesmo assunto

O Primeiro-ministro da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial gostava de pintar nas horas livres.

Telegrama original escrito pelo escritório de telegrafia de Dietikon, na Suíça, a partir de uma ordem de Winston Churchill para seu fornecedor de pintura, Willy Sax. Uma página. Em inglês. 21 cm x 14,8 cm. Suiça, 17 de novembro de 1948. Excelente estado. R$ 1.500.

Precisando urgentemente de garança rosa dourada ou o mais próximo dela que puder obter, Winston Churchill.

Winston Churchill (1874 – 1965), foi Primeiro-ministro da Inglaterra durante dois períodos, de 1940 até 1945 e de 1951 até 1955. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua intransigência e o seu discurso incisivo contra o inimigo incentivaram toda uma nação e fez dele um símbolo da resistência britânica ao nazismo.

Pintar era o hobby de Winston Churchill que ele desenvolveu com seriedade e com um certo sucesso. Começou a pintar em imitação de sua irmã, para superar sua depressão. Ele é mais conhecido por suas cenas de paisagem impressionista, muitos dos quais foram pintados em férias no sul da França. Expôs em Paris, em 1921 e vendeu algumas pinturas.

Churchill escreveu um dia :

O cultivo de um hobby e novas formas de interesse é, portanto, uma política de primeira importância para um homem público… Felizes os pintores, pois não devem estar sozinhos. Luz e cor, paz e esperança, farão-lhes companhia no fim, ou quase ao fim do dia.

O destinatário deste telegrama se chama Willy Sax, http://www.glorias.com.br/por-pais/suica/um suíço respeitado, fabricante de pintura de alta qualidade para muitos pintores famosos. Willy Sax escreveu um livro sobre sua amizade com Winston Churchill.

Por que esse documento é raro ?

Este telegrama, muito original, mostra o lado « pessoal » de um grande líder político, seus talentos artísticos e sua criatividade.

♦ R$ 1.500 ♦