O maior navegador francês da história assina um telegrama relatando a sua vitória na Ostar, em 1976.

Telegrama assinado por Eric Tabarly, relatando a sua vitória e as suas primeiras impressões, em 1976, na Ostar. Assinado e datado por Tabarly. Uma página, com duas partes. Em francês. 20,7 cm x 15,8 cm e 21 cm x 9 cm. 29/06/76, 17h25. Excelente estado.

Éric Tabarly (1931 – 1998) é o mais famoso navegador francês da história. Venceu algumas das mais prestigiosas regatas oceânicas e suas vitórias inspiraram uma nova geração de grandes velejadores franceses, tais como Loïck Peyron, Olivier de Kersauson e Marc Pajot, que são alguns dos melhores navegadores do mundo.

Além de ser pioneiro do restauro de veleiros clássicos em madeira, Eric Tabarly desenvolveu o conceito dos multi-cascos, com inovações aerodinâmicas e hidrodinâmicas que modificaram profundamente as regatas oceânicas. Morreu no mar, no Sul da Irlanda e é, ainda hoje, uma das personalidades mais admiradas pelos franceses.

Por que esse documento é raro ?

A segunda vitória de Eric Tabarly na Ostar, em 1976, foi um evento considerável na França, uma vez que colocou um fim definitivo na superioridade inglesa – o grande rival histórico dos franceses – nas grandes corridas oceânicas. Depois dessa vitória, Tabarly desceu triunfalmente os Campos Elísios, aclamado pela multidão.

Este telegrama, por seu conteúdo assinado pelo campeão mais admirado pelos franceses na década de 1970, é único e raríssimo. Um documento para quem gosta da França, de navegação e de competição.