Catálogo da primeira exposição da artista no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1929.

Catálogo da primeira exposição das obras de Tarsila Do Amaral, no Brasil, no Rio de Janeiro, do dia 20 a 30 de junho de 1929. Possui algumas reproduções em preto e branco. 55 páginas. Em português. 15,8 cm x 22 cm. Bom estado, algumas manchas de umidade e pequenas restaurações que não prejudicam o conteúdo e a qualidade do documento.

Tarsila do Amaral (1886 – 1973) foi uma grande pintora e desenhista brasileira. Lançou o movimento « Antropofagia », que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista, inspirado no seu famoso quadro « Abaporu » (oferecido por ela a Oswald de Andrade, seu marido).

Em 1929, Tarsila fez sua primeira Exposição Individual no Brasil, e a crítica dividiu-se, pois ainda muitas pessoas ainda não entendiam sua arte. Ainda neste ano de 1929, houve a crise da bolsa de Nova Iorque e a crise do café no Brasil, modificando assim a realidade de Tarsila. Seu pai perdeu muito dinheiro, teve as fazendas hipotecadas e ela teve que trabalhar. Separou-se de Oswald de Andrade.

Por que esse documento é raro ?

Este catálogo da primeira exposição da artista pertenceu ao primo irmão de Tarsila Do Amaral, Tercio Ferreira do Amaral, que visitou esta exposição e foi seu procurador quando a Tarsila ficou mais idosa. Acabou dando de presente para sua neta, Beatriz Do Amaral, uma artista plástica também.