A Princesa manda votos de ano novo, em um francês perfeito, com uma fotografia de seus netos.

Cartão postal de ano novo, em forma de fotografia de família, com dedicatória da Princesa Isabel para um destinatário desconhecido. Uma pagina. Em francês. 8.9 cm x 14 cm. Provavelmente no Castelo d´Eu, na França, em 1910. Excelente estado.

Muito feliz ano novo !
Afetuosamente
Isabelle Comtesse d´Eu
Pierre-Henri et Louis Gaston

Aqui a Princesa Isabel, com 63 ou 64 anos, pousou com os netos Pedro Henrique e Louis Gaston, filhos de seu segundo filho e herdeiro D. Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito. Exilados desde 1889 e com várias mudanças, Gastão acabou comprando o Castelo d’Eu na Normandia, antiga casa de seu avô, sem ter de fato recuperado sua antiga posição na linha de sucessão orleanista ao trono francês. Os três filhos do casal tinham entrando em uma escola militar em Viena, enquanto a princesa continuava com seus trabalhos de caridade ligados à Igreja Católica. 

Isabel nunca se imaginou assumindo a posição de monarca do Brasil e escreveu um dia após o golpe de estado republicano: « se a abolição é a causa disto, eu não me arrependo; eu considero valer a pena perder o trono por ela ».  A Princesa estava feliz com a vida aristocrática, focada na família e na religião, cuidando de obras de caridade, desfrutando das artes, como teatro, pintura ou música.

Por que esse documento é raro ?

Essa fotografia de família e esse pequeno texto alegre revelam uma Princesa sem grande responsabilidade, aliviada, vivendo momentos felizes, apenas alguns anos antes de uma Primeira Guerra Mundial devastadora.