Um poema vibrante do autor da letra do Hino à Bandeira : Viver é vibrar, é amar, é gozar, é sofrer !

Cartão postal, com um poema manuscrito e assinado por Olavo Bilac. Em português. 13,5 cm x 9 cm. Sem data, nem localização. Estado médio, acidificado devido a qualidade do papel.

Viver é vibrar, é amar, é gozar, é sofrer ! Mais vale ver o oceano torturado e batido de tempestades, do que ver um pântano parado e ignóbel… Olavo Bilac

Olavo Bilac (1865 – 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Autor de alguns dos mais populares poemas, é considerado o mais importante dos poetas brasileiros. Bilac é também conhecido por sua atenção à literatura infantil, por sua participação cívica e por ter escrito a letra do Hino à Bandeira.

Anedota divertida… Em 1897, Olavo Bilac perdeu o controle do seu carro, um dos primeiros no Brasil, e bateu contra uma árvore na Estrada da Tijuca, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro motorista a sofrer um acidente automobilístico no Brasil !

Por que esse documento é raro ?

A literatura faz parte das temáticas preferidas dos colecionadores, especialmente quando se trata de um grande poeta como Bilac e de um documento autógrafo particularmente interessante como este.