Sobre o mesmo assunto

O criador da famosa casa de moda francesa elogia um amigo estilista falecido.

Carta manuscrita de Pierre Balmain para a viúva de um amigo estilistas que ainda não identificamos, talvez Molyneux ou Lucien Lelong. Três páginas. Em francês. 16 cm x 20 cm. 12 de outubro, ano não informado. Excelente estado. R$ 2.500.

Se você perde muito nós todos perdemos nele um amigo compreensivo e um homem de bom gosto que durante toda a vida trabalhou pela elegância e pela qualidade (…). E bruscamente retornam ao meu pensamento todas as lembranças dessa colaboração confiante tão agradável com esse grande senhor dos têxteis – essas lembranças tecem toda a minha vida de costureiro – desde a rua Royale até a rua François 1er, passando pela avenida Matignon (…) conservando a essa profissão que ele amava uma verdadeira qualidade de criação para ajudar nosso país a conservar sua supremacia no mundo (…). Pierre Balmain

Pierre Balmain (1914 – 1982) é o estilista que criou a famosa marca de luxo francesa do mesmo nome. Isto parecia ser seu destino, já que o pai de Balmain era o proprietário de um atacado de roupas e sua mãe tinha uma boutique de moda com suas irmãs, onde o jovem Balmain tinha contato com belas mulheres e roupas.

Depois de trabalhar para outros criadores, como o jovem Christian Dior, ele criou sua casa de moda, em 1945. A primeira coleção foi apresentada na revista Vogue com o seguinte comentário do jornalista : « belas roupas que você realmente quer vestir ». Rapidamente, Balmain divulgou sua marca internacionalmente e desenhou roupas vanguardistas para estrelas como Marlene Dietrich, Katharine Hepburn, Brigitte Bardot e princesas e rainhas do mundo inteiro.

A fama e o sucesso da marca Balmain cresceu regularmente ao longo das décadas, tornando-se uma empresa multinacional com mais de 600 funcionários. Fato interessante, Balmain descobriu outro grande talento, Karl Lagerfeld, a quem ele contratou em 1954, após julgar uma competição na qual o jovem designer austríaco venceu.

Por que esse documento é raro ?

Cartas escritas por grandes estilistas franceses são raras, a maioria sendo conservada por museus ou pelas próprias casas de alta costura. Este documento autógrafo, além de estar em excelente estado, longo e inteiramente manuscrito, com uma grande assinatura, é particularmente interessante pelo fato de Pierre Balmain falar de moda e de seu orgulho da França, através da homenagem a outro estilista falecido.

♦ R$ 2.500 ♦