Interessante documento do famoso cabaret, em Paris, assinado em 1924 pelas famosas dançarinas Hoffmann Girls.

Dois documentos históricos do Moulin Rouge assinados pela famosa « meneuse de revue » americana Gertrude Hoffmann, o administrador do Moulin Rouge na época e dez dançarinas da famosa casa de espetáculos. Duas páginas. Em francês. 21 cm x 27 cm. Paris, 1924. Bom estado, folhas perfuradas sem alteração dos textos.

23/12/24. Senhora Gertrude Hoffmann, as dez e oito Hoffmann´s Girls. M. Marcel ? (nome não identificado), Administrador do Moulin Rouge.

O Moulin Rouge – que em português significa Moinho Vermelho – é um cabaré tradicional que foi construído em 1889. Localizado no bairro de Pigalle, perto de Montmartre, é um símbolo de Paris, como a Torre Eiffel ou os Campos Elísios. Ligado à história « boêmia » da cidade, continua atraindo turistas do mundo inteiro e é imitado por muitas salas de espetáculos no mundo inteiro. As bailarinas, como a famosa Mistinguett, são estrelas contratadas depois de uma seleção internacional muito competitiva e rigorosa.

Por que esses documentos são raros ?

Gertrude Hoffman (1885 – 1966) era uma dançarina e coreógrafa do século 20 que fez muito sucesso, mas também gerou bastante polêmica com inovações visuais ousadas para a época, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Já famosa, tornou-se gerente das Gertrudes Hoffman Girls, um grupo de dança com um coro e uma equipe de 18 a 25 dançarinas que se apresentou nos palcos de Nova York, bem como na famosa casa noturna Moulin Rouge, de Paris, até meados dos anos 1930, no auge desta casa lendária.

Esses documentos foram doados pela coleção Glórias para o Moulin Rouge, em Paris, em outubro de 2014.