O respeitado treinador de basquetebol da UCLA expressa uma visão crítica do esporte nos Estados Unidos.

Carta para um fã, de John Wooden (1910 – 2010), sobre sua visão do basquetebol. Uma página, em inglês. 21,1 cm x 27,6 cm. Los Angeles, Califórnia, sem data. Excelente estado. R$ 2.700.

Nesta carta, John Wooden explica as suas principais preocupações para o basquetebol : o esporte está se tornando cada vez mais físico, violento, espetacular e dependente da televisão, perdendo um pouco da sua essência.

Caro Sr. Eagle,

No que diz respeito às minhas impressões sobre o incrível esporte Basquetebol, me preocupo com algumas coisas.

1. Estão permitindo que o jogo se torne muito físico, o que o destitui de sua beleza e elegância. 2. Eu deploro os insultos. 3. Em minha opinião, há muito exibicionismo que acabou prejudicando o jogo de equipe. 4. Não estão apitando – caminhada, carregar a bola, etc. 5. Como consequência da televisão, muito tempo é perdido fora da escola. É possível assistir a um jogo a qualquer hora do dia ou em qualquer dia da semana. Jogadores, treinadores e árbitros frequentemente se tornam atores. São realizados muitos jogos.

No entanto, a receita da TV tem (?) a salvadora de muitos novos esportes rentáveis, incluindo esportes femininos na maioria das escolas e a procura tem aumentado.

John Wooden, UCLA (aposentado)

Extrato de um texto do treinador de vôlei Bernardinho sobre John Wooden :

John Wooden é conhecido como o treinador que levou o time de basquetebol da UCLA a 88 vitórias consecutivas e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência. 

Nas palavras de Wooden, vemos o homem que priorizou o caráter, o bom senso e a retidão, se dedicou ao trabalho, à família e aos fundamentos do basquete e se tornou referência no esporte e na vida, (…) um homem que optou por ser íntegro em todos os aspectos da vida. 

Meu primeiro contato com John Wooden ocorreu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando conquistamos a medalha de prata. Naqueles jogos, a delegação do Brasil ficou hospedada no campus da UCLA (Universidade da Califórnia). Um dia eu estava na livraria da universidade e me deparei com um livro do treinador Wooden. A partir daí, me tornei um seguidor de Wooden e um grande admirador de suas idéias.

Por que esse documento é raro ?

Consideradas sempre importantes e valiosas, algumas das opiniões da lenda do basquetebol americano estão expostas, pelo próprio John Wooden, neste documento singular. Esta carta é um documento excepcional sobre o basquetebol e o esporte em geral.

♦ R$ 2.700 ♦