Fotografia original de Giancarlo Botti com os atores franceses Alain Delon e Lino Ventura, durante uma filmagem nos anos 60.

Fotografia em preto e branco com – da esquerda para a direta – o realizador Robert Enrico, os atores Alain Delon e Lino Ventura na beira do mar ou em um barco. No verso da foto, há três carimbos. 30 x 20 cm. 1966. Bom estado.

A fotografia é de Giancarlo Botti, famoso fotógrafo dos anos 60, durante a filmagem do longa-metragem « les aventuriers » com os dois astros franceses. A cena aconteceu na Riviera francesa ou na Africa Do Norte.

Alain Delon (nascido em 1935) é, com Gérard Depardieu, o ator francês mais famoso, tanto na França, como internacionalmente. Iniciou sua carreira de ator com o filme « O Sol por Testemunha (1960) ». Tornou-se famoso por sua interpretação do assassino Costello em « O Samurai (1967) ». Também interpretou papéis de especial complexidade artística em filmes de Luchino Visconti (Rocco e Seus Irmãos, 1961, e O Leopardo, 1963) e de Völker Schlöndorf (Um Amor de Swann, 1983). Muito bonito, uma das suas conquistas mediáticas foi a bela Romy Schneider, a linda Sissi no cinema.

Enquanto Lino Ventura (1919 – 1987), ele foi lutador profissional antes de se tornar um dos atores mais amados na França depois da Segunda Guerra Mundial. Atuou em vários clássicos do cinema francês (especialmente histórias policias) com os melhores atores da época, como Jean Gabin ou Alain Delon : por exemplo, « Touchez pas au Grisbi (1954) », « Army of shadows (1969) » ou  » Les misérables (1982) ».

Terceiro homem dessa fotografia, Robert Enrico (1931 – 2001) foi um importante realizador e cenarista, também um influente diretor do cinema francês. Dirigiu vários sucessos e clássicos como  » Les aventuriers (1967) » ou « Le vieux fusil (1976) », assim como excelentes documentários, pelos quais ele ganhou grandes prêmios.

Por que esse documento é raro ?

Devemos esse documento a Giancarlo Botti, um fotógrafo italiano, renomado, nascido em 1931. Ele ficou famoso ao tirar fotografias, às vezes ousadas, sempre em preto e branco, de celebridades tais como Brigitte Bardot, Salvador Dali, Bob Dylan, Romy Schneider ou Alain Delon.

Normalmente, as fotografias oficiais de imprensa mostram os astros de cinema atuando ; achei essa imagem interessante pelo fato de mostrar a equipe do filme descansando entre duas cenas, Alain Delon acabou de tomar um banho de mar. Observamos a espontaneidade e a amizade dos três profissionais relaxados.