Sobre o mesmo assunto

Livro técnico de 1913 escrito pelo engenheiro francês e pioneiro da aviação, com uma dedicatória.

Livro « l´aviation militaire » escrito e assinado por Clément Ader, com uma dedicatória para um ilustre colega da Academia das Ciências. Em francês. 355 páginas. 14 cm x 23 cm. 1913. Estado médio, a capa apresenta manchas de umidade mas as páginas internas e o texto escrito por Ader, foram bem conservados. R$ 1.800.

Ao senhor Desmeril, Secretário Perpétuo da Academia de Ciências de Toulouse. Sinceras homenagens, Ader.

Clément Ader (1841 – 1925) foi um engenheiro francês, conhecido por disputar com os irmãos Wright e o brasileiro Santos Dumont a paternidade de uma das invenções mais revolucionárias do século XX : o avião.

Filho único de uma família de marceneiros e aluno brilhante, Clément Ader se formou cedo em engenharia e fez fortuna com suas primeiras invenções : melhorou o sistema de telefone inventado pelo americano Graham Bell, aperfeiçoou o microfone e inventou o teatrofone.

A partir de 1890, investiu parte do dinheiro dele na construção de tres aeroplanos a motor. Ele teria percorrido com o primeiro deles, o Eole, no dia 9 de outubro de 1890, cerca de 50 metros a uma altura de 20 cm. Mas tem controvérsia sobre a estabilidade desse primeiro voo, que teve poucos observadores. Depois, com o apoio do exército francês, Clément Ader trabalhou no aperfeiçoamento do avião (palavra que ele inventou) durante 7 anos, no mais completo segredo.

Em 1903, chegou à Europa a notícia de que experiências de voos tinham sido realizadas com sucesso nos Estados Unidos, pelos irmãos Wright. Hoje em dia, quase todos os países do mundo reconhecem que os irmões Wright inventaram a aviação, principalmente porque a dupla conseguiu fazer voos controlados, a certa altura, definindo com precisão as principais leis aerodinâmicas e de pilotagem de um avião.

No dia 6 de janeiro de 1906, Alberto Santos Dumont conseguiu, também, em Paris, fazer uma máquina mais pesada do que o ar, voar a partir do solo. Esse voo, com o 14 Bis, foi um evento observado por centenas de pessoas e registrado oficialmente, pela primeira vez da história.

Por que esse documento é raro ?

Temos aqui um livro e uma dedicatória originais de Clément Ader, um dos três principais pioneiros da aviação.

♦ R$ 1.800 ♦