Carta manuscrita da herdeira Veuve Clicquot, em 1861, uma das primeiras mulheres empresárias que passou a promover a marca na Itália.

Carta manuscrita da empresa fundada pela Veuve Clicquot, nascida Barbe-Nicole Ponsardin, para Clossman & Co, em Bordeaux. Uma página. Em francês. 19,1 cm x 22,9 cm. Reims, França, 6 de março de 1861. Bom estado.

Senhores, em conformidade com seu desejo expresso na sua estimada carta de 11 de janeiro (…), acabei de enviar aos senhores Claude Blanc & CO, em Marselha, uma caixa contendo 60 garrafas de vinho branco de Champagne, grande espumante de primeira qualidade . Por favor, encontre em anexo a fatura, totalizando 270 francos franceses (…). Eu escolhi para esta pequena entrega um vinho muito delicado que vai atender às expectativas dos seus amigos na Itália.

Empresária francesa cujas técnicas inovadoras revolucionaram a indústria do champanhe francês, Barbe-Nicole Ponsardin (1777 – 1866) casou-se em Reims com o enólogo François Clicquot, que faleceu seis anos depois. Mãe solteira e viúva, ou « veuve » em francês, ela assumiu a gestão do seu negócio, apesar dos costumes da época e do Código Napoleônico, que enfatizavam o papel da mulher em casa. Foi uma das primeiras empresárias francesas e a primeira mulher a dirigir uma prestigiosa marca de Champagne.

Sob sua liderança, a empresa aperfeiçoou o método champenoise, usando uma técnica chamada remuage ou riddling, que permitiu que o sedimento fosse removido do champanhe em uma escala comercial. Foi também a audácia da Veuve Clicquot que fez da marca um sucesso : ela promoveu ativamente a marca nas cortes reais da Europa, contornando o bloqueio Continental de Napoleão. Por exemplo, decidiu mandar champanhe para a Rússia, onde, depois de prová-lo em 1811, o czar Alexandre se recusou a beber qualquer outro vinho, comprando 10.000 garrafas de alta prova de 1811 cuvée Veuve Clicquot, vendidas pelo equivalente a US $ 100 por garrafa.

Marselha, um dos portos mais importantes do Mediterrâneo, era fundamental para a distribuição de Champagne Clicquot. Clossman era um produtor estimado de vinhos em Bordeaux desde 1770, parceiro comercial das marcas de Champagne.

Por que esse documento é raro ?

Esta carta, única, é um exemplo excepcional dos esforços de marketing da empresa Veuve Clicquot, que tornaram a empresa uma das casas de champanhe mais respeitadas no ano da sua morte, em 1866. Fundada em 1772, a marca Veuve Clicquot foi comprada em 1986 pela Louis Vuitton.