Um dos técnicos mais admirados do esporte americano analisa, com humildade, sua entrada no Hall Da Fama.

Documento de John Wooden para um destinatário desconhecido (talvez para um jornalista ou algum parente), sobre sua nomeação no Hall Da Fama do basquetebol americano. Uma página, em inglês. 21,5 cm x 27,8 cm. Los Angeles, Califórnia, Universidade de UCLA, sem data. Excelente estado.

Alguns pensamentos e memórias do meu dia de reclusão em Springfield, MA.

É sempre bom ser considerado um dos melhores naquilo que você faz, e eu fiquei feliz e orgulhoso quando fui selecionado para o Hall da Fama de Basquetebol de Naismith, como jogador, e igualmente feliz quando fui selecionado como treinador para me tornar a única pessoa escolhida em mais de uma categoria.

No entanto, estou bastante ciente do fato de que tais honras são quase sempre influenciadas por estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas.

John Wooden

UCLA (aposent.)

Este documento mostra o quanto John Wooden (1910 – 2010) era um atleta e um líder carismático e humilde. O treinador de vôlei Bernardinho, que teve a oportunidade de encontrar John Wooden, confirma esta reputação :

John Wooden é conhecido como o treinador que levou o time de basquetebol da UCLA a 88 vitórias consecutivas e à conquista de 10 campeonatos nacionais, sete deles em sequência. Nas palavras de Wooden, vemos o homem que priorizou o caráter, o bom senso e a retidão, se dedicou ao trabalho, à família e aos fundamentos do basquete e se tornou referência no esporte e na vida, (…) um homem que optou por ser íntegro em todos os aspectos da vida. 

Meu primeiro contato com John Wooden ocorreu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando conquistamos a medalha de prata. Naqueles jogos, a delegação do Brasil ficou hospedada no campus da UCLA (Universidade da Califórnia). Um dia eu estava na livraria da universidade e me deparei com um livro do treinador Wooden. A partir daí, me tornei um seguidor de Wooden e um grande admirador de suas idéias.

Por que esse documento é raro ?

Um belo exemplo de sucesso e humildade, dado pela lenda do basquetebol americano.

♦ R$ 1.800 ♦