Em 1869, o Imperador expressa para o Presidente do Peru sua vontade de aproximar os dois países.

Carta manuscrita de Dom Pedro II com sua grande assinatura em negrito ‘Imperador’, em português com tradução, a José Balta (1816 – 1872), presidente do Peru desde 1868. 4 páginas, 3 em branco. Em português. 24 cm x 29,7 cm. Palácio, Rio de Janeiro. 10 de Setembro de 1869. Excelente estado.

Escreve « Recebi, das mãos de D. José Maria La Torre Bueno, a carta onde o senhor manifesta o livre desejo de promover e estreitar relações de amizade existentes entre dois países, além de credenciar o referido cavalheiro como Ministro Presidente da República do Peru Para Minha Pessoa », agradece-o e completa que o embaixador iria « reunir todos os esforços para contribuir com as boas relações existentes, que são necessárias ao mútuo interesse de nossos países », terminando com « que o nosso Senhor o mantenha em seu Santo Cuidado », assinado também pelo ministro das Relações Exteriores Baron Cotegipe.

Por que esse documento é raro ?

Poucos meses antes do fim da guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul, o Imperador escreve essa carta importante para restabelecer um clima de paz, e relações duradouras, entre os povos de um continente fragilizado.