Sobre o mesmo assunto

O fundador da prestigiosa fábrica de automóveis, Enzo Ferrari escreve uma carta de agradecimento para um cliente suíço.

Carta de agradecimento de Enzo Ferrari para o Sr Cimarosti, um cliente suíço afortunado, fiel da marca. Uma página. Em italiano. 16 cm x 10,5 cm. Modena (sede da Ferrari), Itália, 17 de junho de 1987. Vem com o envelope original carimbado com os símbolos da Ferrari. Excelente estado.

Enzo Ferrari (1898 – 1988) foi o fundador da fábrica de automóveis Ferrari. Quando criança, se apaixonou pelo desporte automóvel, trabalhou como mecânico e depois como piloto de testes. Aos 21 anos tentou trabalhar na Fiat, mas foi recusado… Decidiu então criar a Scuderia Ferrari no ano de 1925, que se tornou, apesar de muitas dificuldades, « a marca dos sonhos » que conhecemos.

Apesar das inovações tecnológicas, a fábrica funciona à moda antiga, com motores e funilaria acabados a mão e mulheres sentadas atrás de máquinas de costura trabalhando sobre os couros. A empresa segue fielmente a filosofia de Enzo Ferrari de manter o controle sobre toda a produção.

Por que esse documento é raro ?

A Ferrari é uma das marcas mais valiosas e conhecidas do mundo, que fabrica os carros esportivos exclusivos e participa há anos da Fórmula 1, com muitas vitórias. A marca vende, em média, 6.000 unidades anualmente para clientes dispostos a esperar mais de um ano pela entrega do carro. Documentos autógrafos do fundador aparecem raramente e são muito procurados. Um interesse adicional aqui, o envelope, em perfeita condição de conservação.

♦ R$ 1.800 ♦