O cineasta escreve para « l´Association des amis de Sacha Guitry », outro grande roteirista francês.

Cartão de François Truffaut para « l´Association des amis de Sacha Guitry ». Caneta preta. 14 cm x 10.5 cm. Sem data.

De FRANÇOIS TRUFFAUT contribuição para os amigos de Sacha Guitry e felicidades

François Truffaut (1932 – 1984) foi um cineasta francês, um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. Foi também, roteirista, produtor e ator. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro com « A Noite Americana » e o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes com « os 400 golpes ».

Truffaut afirmava que o filme é uma produção individual, como uma canção ou um livro. Essa teoria deu início a « Nouvelle vague », produções intimistas e a baixo custo. Junto com Jean-Luc Godard, François Truffaut inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino ou Martin Scorsese.

Sacha Guitry é um outro grande diretor e roteirista francês, ainda muito admirado pelas elites intelectuais. Escreveu 124 peças de teatro e dirigiu 36 filmes, muitos sendo grandes clássicos do cinema francês.

Por que esse documento é raro ?

« L´association des amis de Sacha Guitry » era um grupo de intelectuais franceses influentes, como François Truffaut ou Michel Tournier, que se juntaram para preservar a memoria de Sacha Guitry e da sua extraordinária coleção de… cartas e autógrafos. Esse bilhete manuscrito, em perfeitoe estado, acompanhou a contribuição anual de Truffaut para a associação.