Sobre o mesmo assunto

O poeta francês, autor  « Je t´aime moi non plus », assina um autógrafo especial, em Londres, em 1966.

Autógrafo de Serge Gainsbourg, assinado em Londres, em 1966. Gainsbourg saía de uma gravação em um estúdio de Oxford Street, famosa avenida de Londres, quando uma fã – de quem foi adquirido este documento – encontrou por acaso o artista em um corredor da HMV – Gramaphone Company. Ela acabava de comprar um LP em uma loja de discos e utilizou a sacola de papel para fazer o artista assinar. 18 cm x 29 cm. Londres, 1966. Estado médio. R$ 1.500.

A fã francesa, também jornalista, conta :

Isso foi há muito tempo, na Londres do final dos anos 60, mas eu ainda tenho imagem do encontro. Ele saiu de um estúdio de gravação e eu o conheci no corredor do edifício da famosa gravadora HMV – Empresa Gramaphone, em Oxford Street. Acho que esta foi a época em que ele conheceu Jane Birkin. Ele, muito gentilmente, concordou em assinar o único pedaço de papel que eu tinha comigo, uma sacola de papel do disco que eu acabara de comprar, um 33 rpm. Ele já tinha um cigarro Gitane * na boca !!! Eu o reencontrei muito mais tarde em Paris para uma longa entrevista. Ele era um homem muito reservado, não muito falador, falava muito lentamente, com muitos silêncios, como se pensasse muito antes de dizer frases curtas, mas muito simpático, bem-humorado e sorridente. Fazendo jus à sua imagem, havia um copo sobre a mesa com um duplo Pastis 51 ** e um pacote de gitanes que ele fumava, um após o outro. 

* Gitane é uma famosa marca de cigarros franceses. 
** Pastis 51 é uma marca de bebida alcoólica composta com anis, criada em 1951 pela Pernod Ricard.

Serge Gainsbourg (1928 – 1991) foi provavelmente o mais importante músico, cantor e compositor francês dos anos 1960, 1970 e 1980. Escreveu canções para diversos intérpretes franceses importantes, como Juliette Gréco, Brigitte Bardot, Jacques Dutronc, Catherine Deneuve, Vanessa Paradis e sua esposa Jane Birkin.

Talentoso compositor, soube trabalhar diversos ritmos e estilos, que vão do jazz ao rock, passando pelo funk e o reggae. Foi também ator e cineasta. Viciado em cigarros, álcool e mulheres, Serge Gainsbourg foi também um artista muito polêmico que colecionou escândalos, como a música mais famosa dele « Je t´aime moi non plus », escrita para Brigitte Bardot. Gainsbourg é ainda considerado um poeta genial, anti-conformista, por várias gerações de franceses.

Por que esse documento é raro ?

Este documento é raríssimo, por ter sido assinado em 1966, quando a carreira de Gainsbourg deslanchou, em meio à febre dos YeYe. Londres, na época era também a capital mundial da música com o surgimento de bandas que iam se tornar lendárias, como os Beatles e os Rolling Stones.

♦ R$ 1.500 ♦