Desenho autografado pelo artista que criou, em parceria com René Goscinny, o personagem Astérix em 1959.

1. Reprodução oficial da editora de um desenho de Albert Uderzo (nascido em 1927), representando Astérix, Idéfix e Obelix carregando um menir, com uma grande assinatura original de Uderzo, a lápis, com uma caligrafia original no centro do desenho. 21 cm x 29,7 cm.

2. Cartão de visita da editora de livros Albert René, propriedade dos desenhistas Uderzo e Goscinny, que produz e distribui a história em quadrinhos « Astérix e Obélix ». No canto superior esquerdo, tem uma « gravura » da cabeça de Astérix. No cartão mesmo há uma anotação manuscrita que pode ser traduzida por « De Astérix para você », porém não se sabe se é do próprio Uderzo ou de um assistente. 12.8 cm x 8 cm.

« Astérix e Obélix » é um clássico da cultura francesa e européia das histórias em quadrinhos. As aventuras dos dois amigos acompanham, há 50 anos, como Tintin, a infância de milhões de pessoas ao redor do mundo. As histórias de Astérix foram traduzidas para pelo menos 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português europeu/brasileiro e o mirandês, sendo muito populares na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, África e Ásia. O primeiro álbum « Astérix o Gaulês », foi editado em 1961 e, a partir dessa data, começaram a ser lançados anualmente. Até os dias de hoje foram lançados 33 álbuns e 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.

O humor dessa história em quadrinhos é tipicamente francês, com trocadilhos, caricaturas e estereótipos sobre cada país, região e cultura. Nos livros mais recentes aumentam as paródias com, por exemplo, o espião Zerozerosix, baseado em James Bond 007.

Por que esse documento é raro ?

Asterix e Obelix fazem parte das personagens lendárias dos desenhos em quadrinhos, e Uderzo é um dos pioneiros da disciplina. Esse reconhecimento internacional aumentou a demanda mundial de documentos de coleção, especialmente os últimos anos. Esse conjunto de Uderzo, cartão de visita e autógrafo, é particularmente interessante.